Sublinha! Comunicação - Assessoria de Imprensa em Caxias do Sul

O que levar em conta antes de contratar uma assessoria de imprensa?

Se você já percebeu que seu negócio, ideia ou projeto seriam turbinados com o auxílio de uma assessoria de imprensa, esse post é para você!

Por Noele Scur

Publicado em 02/05/2024
O que levar em conta antes de contratar uma assessoria de imprensa?

Se você já percebeu que seu negócio, ideia ou projeto seriam turbinados com o auxílio de uma assessoria de imprensa, esse post é para você! Mas, se precisa entender um pouco mais sobre o que é, convidamos a ler o último post do Blog Sublinha! — nesse texto nós explicamos em detalhes como funciona essa função jornalística. Agora, vamos compreender o que fazer antes de partir para a contratação de uma pessoa ou agência que atua com assessoria de imprensa e que pode ajudar a fazer a grande virada de chave para a sua marca. Separamos 4  passos principais para que você faça a melhor contratação! Confira a seguir.

- Passo 1: Saiba quais são as suas necessidades

Muitas vezes o assessorado não tem clareza do que é mais necessário no momento da contratação. Para que os trabalhos fluam, é importante entender se a intenção é reforçar a marca ao proporcionar mais visibilidade, gerar cobertura de mídia para algum lançamento de produto ou serviço ou, até mesmo, gerir uma crise de reputação. Se você tiver isso em mente, saberá como agir para que os trabalhos aconteçam de maneira correta e com os devidos processos acertados.

➔      A assessoria de imprensa é um trabalho de parceria com o assessorado. Nada acontece apenas pelo trabalho do assessor, mas sim com a disponibilidade e ajuda do assessorado.

- Passo 2: Faça pesquisa de mercado

Tenha uma lista com os principais nomes de agências ou assessores de imprensa autônomos, que você pode conseguir por meio de pesquisa do Google ou perguntando a empresas e profissionais conhecidos que usam ou já utilizaram esses serviços. A partir dessa lista, pesquise a reputação e a experiência dos profissionais. Você pode investigar quem foram, ou são, os clientes e perguntar para eles se a agência é mesmo séria, por exemplo.

- Passo 3: Alinhamento com a sua marca

De nada adianta você contratar a melhor agência do mercado se vocês não compartilham dos mesmos valores ou parte do modo de pensar. Esses desalinhamentos acabam aparecendo em algum momento e prejudicam o andamento dos processos. Por exemplo, se você é um profissional que lida com sustentabilidade, é importante encontrar assessores de imprensa que valorizam e respeitam as questões que envolvam o meio ambiente e não tratam disso como um mero detalhe em termos de sociedade.

- Passo 4: Avalie os custos de forma ampla

Com orçamentos em mãos, você deve estar aberto para entender sobre a qualidade das entregas. Não é interessante optar por uma assessoria apenas com o critério de menor preço se não haverá atendimento diferenciado, preocupação em estar presente quando necessário e interesse em transformar suas ideias em pauta. Aliás, esse último quesito deve despertar muito respeito por parte do assessorado.

Muitas vezes, empresas e profissionais com autoridade em determinada área enganam-se ao achar que alguma ação é notícia porque acabam confundindo com o que seria publicidade. Nestes casos, é importante confiar no assessor contratado. Ele é jornalista e sabe o que vale pauta e, principalmente, o que o repórter vai perceber que não é jornalismo e sim marketing, ok?

➔      Assessoria de imprensa envolve entregas que levam ao aumento de visibilidade e credibilidade junto à opinião pública!

Nós, da Sublinha! Comunicação, somos jornalistas com experiência no mercado e estamos à disposição para explicar mais sobre a função e, principalmente, para entender do seu negócio, lançamento ou ideia. Atuamos com propostas para assuntos pontuais ou contratos contínuos. Quer conhecer mais? Então é só acessar nosso Whatsapp aqui.

Ah, não deixe de acompanhar todas as informações sobre o mundo da assessoria de imprensa no Instagram: @sublinhacomunicacao.

galeria de imagens

Compartilhar: