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Assessoria de imprensa: o que é e por que contratar?

O termo assessoria de imprensa nem sempre é conhecido pela maioria das pessoas, mas é essencial para todo projeto ou empresa que queira construir autoridade na sua área e ser conhecido pela sociedade — com uma boa reputação!

Por Noele Scur

Publicado em 02/05/2024
Assessoria de imprensa: o que é e por que contratar?

O termo assessoria de imprensa nem sempre é conhecido pela maioria das pessoas, mas é essencial para todo projeto ou empresa que queira construir autoridade na sua área e ser conhecido pela sociedade — com uma boa reputação! Por isso, separamos as principais informações que você precisa saber sobre essa função jornalística tão necessária, principalmente em tempos em que verificar a veracidade das informações tornou-se essencial. Saiba mais a seguir. 

Notícias veiculadas pela imprensa não são pagas

Você já assistiu a uma notícia na televisão, ouviu no rádio ou leu no jornal e portais de informações e se perguntou como o repórter chegou até aquelas pessoas? Na maioria das vezes, as veiculações são fruto de uma boa assessoria de imprensa. É importante saber que essas publicações não são parte da publicidade, ou seja, não são pagas.

➔      A assessoria de imprensa lida diretamente com o que chamamos de mídia espontânea.

Por exemplo, se você atua com questões ligadas à sustentabilidade e possui uma gama de conhecimento para opinar sobre o assunto, ou, ainda, sua empresa desta área vai realizar o lançamento de um projeto ou produto que tem tudo a ver com a pauta de meio ambiente. É aí que entram os assessores de imprensa! Eles percebem o que vale uma matéria e oferecem a ideia aos editores e repórteres dos veículos de imprensa, além dos especializados no assunto. Para isso, é necessário ter conhecimento de técnicas jornalísticas e relacionamento de confiança em relação à seriedade do assessor. Desta forma, o seu nome como especialista da área ou da sua empresa irá aparecer na mídia de uma forma que se some à pauta.

O assessor também auxilia no processo de apoio às entrevistas. Órgãos públicos e grandes empresas não vivem sem o trabalho de um ou vários assessores de imprensa. E, cada vez mais, projetos e organizações de menor porte estão recorrendo ao serviço justamente para gerar reputação e impactar a sociedade com a sua informação.

Também é verdade que a assessoria de imprensa é contratada para gestão de crises. Quando ocorrem publicações negativas sobre determinada corporação, é a assessoria que contorna a imagem externa por meio de ações específicas e analisadas para cada caso.

Não confunda assessoria de imprensa com publicidade!

Diferente do profissional em publicidade ou marketing, o jornalista lida com a informação que gere algum interesse público. Pode ser em qualquer área: educação, tecnologia, moda, política, gastronomia. O importante é ter dados para gerar conteúdo explicativo. Por isso, não é trabalho do assessor de imprensa comprar ou negociar espaços pagos na mídia.

Com a atuação jornalística da assessoria de imprensa, a reputação de uma marca e a divulgação de uma agenda positiva sobre determinado assunto torna-se concreta. Para atuar como assessor de imprensa é necessário ter formação em Jornalismo, mas muitos locais também optam por trabalhar com profissionais de Relações Públicas.

Na Sublinha! Comunicação, os profissionais são jornalistas com ampla experiência em redações de jornais e rádios pelo Rio Grande do Sul. Quer saber mais como funciona? Então chame agora mesmo no Whatsapp!

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